O clareamento dental está entre os procedimentos estéticos mais desejados dos brasileiros, afinal, um belo sorriso faz toda diferença para a autoestima.
O que muitas pessoas não sabem é que antes de fazer o clareamento, seja em casa ou no consultório, é preciso passar por uma avaliação completa da saúde da boca.
É um tratamento utilizado para tornar os dentes mais brancos. Há 4 opções de tratamento para clarear os dentes:
- Clareamento a laser. Este tipo de clareamento é realizado pelo dentista, no consultório, sendo feito com o uso de luz pulsada.
- Clareamento com moldeira.
- Clareamento assistido.
- Aplicação de facetas de porcelana ou de resina.
Pesquisas mostram que cerca de 90% dos clareamentos mantêm uma boa durabilidade durante o primeiro ano. Já para os amantes de cigarro, refrigerante, café e outras bebidas com corantes, a duração pode encurtar para, em média, seis meses.
Outra opção é o clareamento realizado em consultório. Nesse tipo de procedimento, o gel utilizado tem uma concentração maior.
As sessões são feitas a cada quatro ou cinco dias.
Também é possível combinar as duas técnicas: utilizar a moldeira em casa e ir ao consultório para a aplicação de géis mais fortes, o que acelera a obtenção de resultados.
Nem todos podem fazer clareamento.
O procedimento é contraindicado para pessoas que fizeram quimioterapia e radioterapia há pouco tempo, menores de 18 anos, grávidas e lactantes. Também não é indicado para quem tem xerostomia (boca seca). É possível fazer o clareamento uma vez por ano com gel de concentração menor, apenas para estabilizar a cor.
O que não se pode fazer é usar os clareadores todo mês.