Harmonizar o sorriso com a face é algo muito buscado por quem deseja ter mais autoestima ao sorrir. E isso é possível com a harmonização orofacial, tratamento estético que virou tendência entre celebridades, como Anitta e Angelina Jolie. E você, já ouviu falar deste procedimento?
Essa febre invadiu os consultórios dentários, por pessoas que buscam um bem estar no sorriso e consequentemente uma melhor saúde bucal.
O conceito de Harmonização Orofacial é sobre um conjunto de procedimentos responsáveis pelo equilíbrio estético e funcional da face.
Assim, são trabalhadas as medidas faciais e dentais, visando as “proporções áureas”, que tornam a face e o sorriso bonitos e harmoniosos.
Então a técnica busca oferecer um sorriso “correto” e saudável ao paciente, mas combinando-o com a estrutura da face, valorizando traços e anatomia do rosto, elevando sua autoestima, sensação de bem-estar e qualidade de vida.
Neste post, vamos esclarecer mais sobre as principais dúvidas sobre Harmonização Orofacial, técnica que já é requisitada em inúmeras clínicas odontológicas em todo o país, ainda que recente.
E como é feita a harmonização orofacial?
O procedimento é indicado para quem busca correção de estética e funcionalidade de dentes, gengiva, lábios, mandíbula, maxilar, entre outros, sempre considerando a estrutura facial de cada indivíduo.
É importante enfatizar que há um preparo antes da harmonização orofacial em si. Portanto, o paciente passa por uma avaliação, em que as estruturas da face, do sorriso e das arcadas dentárias são analisadas, além de outras principais queixas do paciente.
Após colher essas informações, o dentista consegue propor um plano personalizado que mistura tratamentos dentários e faciais com a harmonização orofacial.
Entre os tratamentos que podem ser utilizados para a Harmonização Orofacial, podemos citar:
- Aplicação de toxina botulínica (Botox): ela previne e disfarça marcas de expressão e rugas, e também pode corrigir problemas de sorriso gengival (gengiva em excesso ao sorrir), contribuindo para uma melhor simetria entre sorriso e face.
- Ácido hialurônico: semelhante ao botox, é indicado para corrigir o tão falado “bigode chinês”. Ele contribui para preencher o espaço entre as células, mantendo a pele lisa, hidratada e elástica, sob medida para harmonizar com o sorriso.
- Ácido deoxicólico: enzima já produzida pelo corpo, na bile. No organismo, ele atua para “derreter” a gordura, fazendo para que as células gordurosas sejam quebradas e eliminadas pelo sangue. Sendo assim, em aplicações no rosto, irá agir de maneira semelhante. Contudo, vale ressaltar que ele é indicado apenas para pessoas que tenham gordura abaixo do queixo, também conhecida como “papada” ou para quem possui queixo duplo.
- Bichectomia: a técnica consiste em retirar gordura na região das bochechas, chamada de Bola de Bichat, para afinar a face e assim, proporcionar uma melhor harmonia entre rosto e sorriso.
Dentre as citadas, a toxina botulínica é uma técnicas mais usadas no tratamento estético orofacial. Não é estrita à estética, mas também funciona de forma terapêutica, auxiliando a resolver problemas que comprometem a qualidade de vida dos pacientes, como o sorriso gengival, o bruxismo e as dores de cabeça tensionais.
Outras técnicas importantes para o equilíbrio da face são o preenchimento e fototerapias, pois trabalham em várias áreas, trazendo inúmeros benefícios estéticos.
Ambas as técnicas são seguras e não há nenhum comprometimento motor ou vascular. É um tratamento simples, eficiente, feito em pouco tempo, e que possui alto grau de satisfação.